Clínica & Ensino em Psicologia

TREINO DE HABILIDADES DBT PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE
O Treinamento de Habilidades em Terapia Comportamental Dialética (DBT) para Profissionais de Saúde é voltado a quem trabalha diretamente com o cuidado emocional, comportamental ou clínico de pacientes: psicólogos, psiquiatras, médicos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais e demais profissionais da saúde mental. O objetivo do treinamento é desenvolver, aprimorar e vivenciar na prática as habilidades fundamentais da DBT, ampliando tanto o repertório clínico quanto o manejo com pacientes em sofrimento intenso. Os encontros acontecem em formato didático, com apresentação de conteúdo, demonstrações, discussões de casos e práticas guiadas.
PÚBLICO ALVO
Profissionais de saúde e saúde mental: psicólogos(as), psiquiatras, médicos(as), enfermeiros(as), terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, residentes, estagiários de psicologia (a partir do 9º período) e demais profissionais interessados em desenvolver competências clínicas fundamentadas na Terapia Comportamental Dialética.
VALORES, DIA, LOCAL
Dia da semana: Sexta-feira
Horário: 15h00 as 17h00 - On-line via Zoom
Duração: 6 meses
Investimento: 6 de R$ 500,00
Início em 28 de novembro de 2025
MÓDULOS

MINDFULNESS
Mindfulness é o processo intencional de observar, descrever e participar da realidade com uma postura não julgadora, fazendo uma coisa de cada vez e sendo efetivo. Quando estamos plenamente atentos, estamos abertos à fluidez de cada momento que surge e se desvanece. Aceitamos a vida, e o nosso passado, bem como planejamos o futuro em direção ao que é válido e importante.

EFETIVIDADE INTERPESSOAL
As habilidades de efetividade interpessoal ensina a construir novos relacionamentos saudáveis, reforçar os já existentes, e terminar relacionamentos abusivos. Capacita para lidar em situações conflituosas, a realizar pedidos e dizer não de forma efetiva, bem como a manejar um autoconceito fortalecido, e desenvolver autocompaixão.
REGULAÇÃO EMOCIONAL
Habilidades de regulação emocional permitem modificar e manejar emoções que você - não outras pessoas - quer mudar ou reduzir a intensidade com a qual a experimenta. Reduz a vulnerabilidade emocional extrema e prolongada, ao mesmo tempo que desenvolvem flexibilidade psicológica e efetividade em viver os teus próprios valores.

TOLERÂNCIA AO MAL ESTAR
Tolerância ao mal-estar é a capacidade de tolerar e manejar crises sem piorar o contexto. É essencial por dois motivos principais: 1. A dor e o mal-estar emocional fazem parte da vida de todo ser humano. A incapacidade de aceitar esse fato imutável aumenta a dor e o sofrimento. 2. Tolerar o mal-estar, ao menos em curto prazo, é parte essencial para mudar a si mesmo.



